A MWine – Vinho e Cultura, realizará um dos mais esperados eventos de seu calendário em março, a segunda edição do “Curso Vinhos Brasileiros”, que conta com o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) e do Vinhos do Brasil, além da parceria com algumas das mais importantes vinícolas do cenário nacional.

Quando: dias 26/03, 02/04, 09/04 e 16/04.

Horário: 19h15min.

Onde: MWine – Vinho e Cultura (Rua Marquês de Abrantes 170/1005, Flamengo, Rio de Janeiro – a cerca de 100 metros do metrô).

Preço: R$448 no Sou Mais Vinho

A coordenadora do curso, Marcela Lopes – certificada WSET3 e ISG2, com grande conhecimento em vinhos brasileiros -, ressalta a satisfação de realizar a segunda edição:

“É um grande prazer poder mostrar ao participante toda a variedade e qualidade que os vinhos brasileiros têm. Em 2018, a surpresa e o contentamento foram constantes, após cada explicação técnica e degustação. Foi muito gratificante constatar a satisfação dos participantes a cada nova descoberta, alguns participantes desconheciam como já avançamos na vitivinicultura!“ – concluiu Marcela.

É possível atestar o sucesso do curso através dos depoimentos de alguns participantes da primeira edição:

“Foi excelente poder participar das aulas de vinhos brasileiros ministradas pela Marcela Lopes na MWine, o curso nos possibilitou não apenas a ampliação de conhecimento sobre os vinhos e as vinícolas, mas também a experiência da descoberta de novos sabores, podendo trazer para nossa rotina vinhos que, por nós, nunca seriam escolhidos. Foi um grande aprendizado e uma experiência incrível. Desejo sucesso!” – José Paulo Fernandes, economista e presidente da Confraria AMAVINHO.

 

“Parabéns Marcela! Adorei o curso. Foi uma ótima experiência aprender sobre o mundo de vinhos brasileiros. O espaço da MWine é excelente. As aulas foram maravilhosas, divertidas, com muita informação e ótimos vinhos degustados. Espero reencontrar vocês em breve nos próximos cursos e degustações. Obrigado e parabéns novamente!” – Walter Land, economista.

 

“Sou uma grande apreciadora dos vinhos nacionais. Fiquei muito feliz quando a MWine teve a iniciativa de organizar o Curso de Vinhos Brasileiros. O conteúdo das aulas e a seleção dos vinhos superaram as minhas expectativas. Marcela Lopes teve um excelente domínio da turma e soube descontrair o ambiente com dinâmicas para integrar o grupo. Torço que haja uma sequência do curso em breve.” – Tatyana Miranda, médica.

 

“Participei do curso de Vinhos Brasileiros promovido pela MWine pelo interesse que tenho em conhecer um pouco mais sobre os vinhos produzidos no Brasil. Confesso que fiquei impressionado com as informações apresentadas, com os depoimentos dos produtores e com a qualidade dos vinhos servidos. O curso foi dividido em 4 aulas, onde foram apresentadas diversas informações sobre a história do desenvolvimento da indústria vitivinícola no Brasil, suas regiões produtoras e os excelentes vinhos produzidos em nosso país. O curso atendeu integralmente à minha expectativa. Marcela e sua equipe estão de parabéns, pois se dedicaram para nos proporcionar o melhor: bom vinho num ambiente requintado e acolhedor. Uma experiência que recomendo a todos.” – Waldir Ried, engenheiro civil.

 

“O Curso de Vinhos Brasileiros na MWine em 2018 trouxe muito aprendizado sobre o mercado de vinhos no Brasil. Eu aumentei o meu conhecimento e fiz um mapeamento geral do Brasil. Vídeos e apostila inseridos trouxeram a teoria e os mais de 30 vinhos degustados a prática. Parabéns!” – Beatriz Machado, professora de inglês.

Além do vasto material didático e degustação de mais de 30 amostras de mais de 20 vinícolas brasileiras, o participante será surpreendido com depoimentos exclusivos em vídeo de produtores e enólogos, de algumas vinícolas, contando um pouco sobre as características da vinícola e do vinho apresentado.

O cronograma previsto para as quatro aulas é o seguinte:

  • Primeiro encontro 26/03: Brinde de boas-vindas; História do vinho brasileiro; Regiões reconhecidas; Degustação de vinhos da Serra Gaúcha, Campanha, Serra Catarinense e Vale do São Francisco.
  • Segundo encontro 02/04: Números de produção e mercado; Indicações geográficas; Novas fronteiras; Enoturismo; Degustação de vinhos DO Vale dos Vinhedos, IP Pinto Bandeira, IP Altos Montes, Vinhos de Minas Gerais e São Paulo.
  • Terceiro encontro 09/04: Degustação de vinhos – Painel de espumantes; Painel de vinhos brancos.
  • Quarto encontro 16/04: Degustação de vinhos – Painel de vinhos rosés; Painel de vinhos tintos; Agradecimentos; Entrega dos certificados de conclusão do curso.

Cada aula contará com pães e outros acompanhamentos para os vinhos apresentados.

Não fique fora desta e venha participar do curso que valoriza o vinho do Brasil! As vagas são limitadas, então não deixe de garantir a sua.